Festa São Brás 2024 em Trancoso – Bahia

Você já ouviu falar da Festa de São Brás em Trancoso, Bahia? Se não, prepare-se para mergulhar em uma celebração que é pura expressão de fé, cultura e alegria!

A Festa de São Brás é uma das mais tradicionais celebrações religiosas da Bahia. Ela acontece anualmente no distrito de Trancoso, no município de Porto Seguro, no dia 3 de fevereiro, dia do padroeiro da localidade.

A festa reúne nativos e turistas para celebrar, em ritmo de forró e samba, sob coordenação dos moradores mais antigos chamados de “festeiros”. Eles tocam e cantam, mantendo a cultura viva e enchendo de beleza a pequena vila de Trancoso.

Festa São Sebastião Trancoso

Programação Festa de São Brás 2023 na Cidade de Trancoso

Sexta-feira 02/02/2024
19:00h Missa Igreja São João Batista
20:00h início da Festa de São Brás
21:00h às 00:00h Samba de Couro
00:00 às 05:00 Programação Palco: Trio Virgulino

Sábado 03/02/2024

05:00 Buscar o Mastro
07:00h Café da Manhã
12:00h Almoço
16:00h Missa
17:00h Procissão
17:30h Mastro

Música e dança

A música e a dança são as grandes estrelas da Festa de São Brás. No dia 2, a festa começa com uma roda de capoeira, seguida de um animado samba de couro, com músicas tradicionais da região. Na madrugada do dia 3, a festa continua com shows de forró, com artistas locais e nacionais.

A história de São Brás

No século III, São Brás viveu na cidade de Sebaste, na Armênia. Ele era médico e bispo, e dedicava sua vida a ajudar os pobres e doentes. Também era um grande defensor da fé cristã, e por isso foi perseguido pelos romanos.

São Brás foi torturado com ferros em brasa e decapitado. Mesmo após sua morte, ele continuou a ser considerado um santo milagroso.

A Tradição que Permanece

A história de São Brás é marcante, e seu legado continua vivo até hoje, especialmente na Festa de São Brás em Trancoso. Um dos costumes mais emblemáticos é a bênção das gargantas, realizada no dia do santo. Durante as cerimônias, velas são usadas, simbolizando a luz e a proteção que São Brás oferece a todos.

Como participar da festa

A Festa de São Brás acontece na Praça do Quadrado, em Trancoso. A programação inclui missas, procissões, shows de forró e samba, e a tradicional bênção das gargantas.

A festa começa na noite do dia 2 de fevereiro e vai até o dia 3 de fevereiro. A entrada é gratuita.

Add Comment